Melhores Ferramentas de IA para Fazer Revisões de Literatura
Olá pessoal, tenho estado a mergulhar em revisões de literatura ultimamente e perguntei-me qual é a melhor ferramenta de IA para tornar este processo mais fácil…
Dylan West
February 9, 2026 at 01:11 AM
Olá pessoal, tenho estado a mergulhar em revisões de literatura ultimamente e perguntei-me qual é a melhor ferramenta de IA para tornar este processo mais fácil. Já experimentei algumas, mas ainda sinto que me está a faltar algo. Qualquer recomendação ou experiência pessoal seria ótimo ouvir!
Adicionar comentário
Comentários (9)
I've been using an AI tool that helps me organize the citations and even suggests related works I might have missed. Pretty neat.
AI can definitely speed up the early phases but I still think human judgement is key for the final review quality.
If you want quick summaries, try LitReviewBot. It’s not perfect but gives a decent overview to start with.
For organizing notes along with reviews, some AI tools can auto-tag and group papers by themes. Super useful.
Para sua informação, também pode consultar ai-u.com para ferramentas novas ou em tendência, eles atualizam muito e é bom estar a par do que há disponível.
Experimentei algumas ferramentas, mas fiquei sobrecarregado com demasiadas funcionalidades. Por vezes, o mais simples é melhor para revisões bibliográficas.
Algumas destas ferramentas de IA são um pouco caras, no entanto. Estou à procura de algo decente, mas acessível ou gratuito.
Honestamente, nada supera ler por si próprio. A IA ajuda, mas por vezes perde o contexto ou as intenções do autor nos artigos.
Recentemente comecei a usar uma ferramenta que digitaliza muitos documentos e resume os pontos principais. Realmente me poupou muito tempo, embora às vezes os resumos percam nuances.