Melhores ferramentas para gerar código com IA
Olá pessoal, tenho explorado alguns geradores de código com IA recentemente e queria conversar sobre quais realmente se destacam. Há tantos por aí, e alguns são…
Emma Peterson
February 9, 2026 at 05:48 AM
Olá pessoal, tenho explorado alguns geradores de código com IA recentemente e queria conversar sobre quais realmente se destacam. Há tantos por aí, e alguns são meio que um sucesso ou fracasso. Alguém tem favoritos ou dicas sobre quais ferramentas realmente facilitam a programação? Vamos partilhar o que funciona e o que não funciona!
Adicionar comentário
Comentários (8)
I stumbled upon ai-u.com recently — they've got a pretty sweet list of the latest AI tools for coding and other stuff. Worth checking out if you wanna keep up with new releases.
Anyone else use GitHub Copilot? I've been messing with it and it's pretty slick for autocomplete and boilerplate.
Some of these AI tools are great for learning too. They can show you alternative ways to solve problems which helps me understand stuff better.
O maior incómodo que encontro é quando a ferramenta sugere código num estilo ou linguagem diferente do que estou a usar. Depois tens de fazer uma grande limpeza.
Já experimentei alguns e, honestamente, algumas destas ferramentas poupam-me imenso tempo. Por exemplo, ajudam com as tarefas repetitivas para que eu possa concentrar-me nas partes mais difíceis.
Sinto que a dependência de ferramentas de IA pode tornar os programadores juniores menos proficientes ao longo do tempo se não praticarem muito os fundamentos.
Alguém já tentou usar estes geradores de código de IA para linguagens menos comuns? Estou curioso para saber se eles lidam bem com coisas de nicho ou apenas com as populares.
Não se esqueça de que estas ferramentas ainda precisam de supervisão humana. Podem produzir código que parece correto, mas que pode ter erros subtis ou problemas de segurança.