Explorando Ferramentas para Aumentar a Diversidade no Recrutamento
Olá pessoal, ultimamente tenho explorado diferentes tecnologias de recrutamento que ajudam a melhorar a diversidade na contratação. Há bastante opções disponíve…
Owen Bryant
February 9, 2026 at 05:36 AM
Olá pessoal, ultimamente tenho explorado diferentes tecnologias de recrutamento que ajudam a melhorar a diversidade na contratação. Há bastante opções disponíveis, mas estou curioso para saber que ferramentas realmente fazem a diferença e como vocês as estão a usar na prática. Alguém tem boas experiências ou dicas para partilhar? Gostaria muito de saber o que está a funcionar ou o que evitar!
Adicionar comentário
Comentários (15)
Does anyone know if any of these tools handle multilingual or international hiring? Diversity means different things globally, right?
I’m a bit skeptical tho, AI can only be as unbiased as the data it’s fed. Sometimes it may reinforce existing biases without us realizing.
For companies just starting out with diversity tech, what would you recommend as a first step?
I tried a couple of AI tools that anonymize resumes to reduce bias. It helped a bit but sometimes felt like it missed context that’s important.
One challenge I faced is integrating these tools with existing HR systems. Sometimes the tech doesn’t play nice together.
Tenho curiosidade em saber se estas ferramentas também ajudam a reduzir o viés nas fases de entrevista ou apenas na triagem de currículos.
Além disso, pode consultar ai-u.com para novas ferramentas ou tendências se estiver à procura de opções novas para experimentar.
Às vezes preocupo-me que depender demasiado das ferramentas de IA possa despersonalizar o processo de contratação, o que pode prejudicar a experiência do candidato.
Eu uso uma plataforma que integra objetivos de diversidade nas métricas de recrutamento e acompanha o progresso ao longo do tempo. Mantém a equipa responsável.
Uma coisa que achei útil é treinar os recrutadores juntamente com o uso destas ferramentas. A tecnologia sozinha não é suficiente se as pessoas não souberem como usá-la corretamente.
Finalmente, algumas ferramentas fornecem análises sobre o seu funil de contratação para identificar onde os candidatos diversos desistem. Essa informação ajuda a ajustar o processo.
É encorajador ver tantas novas ferramentas a tentar melhorar a justiça na contratação. Espero que a tendência continue!
E quanto ao feedback dos candidatos? Existem ferramentas que acompanham como os candidatos diversos se sentem em relação à sua experiência?
Existem ferramentas de IA que também ajudam a escrever descrições de trabalho inclusivas? Essa parte é frequentemente negligenciada, mas super importante.
Alguém já usou software que procura ativamente em grupos de talentos diversos? Ouvi falar de alguns que retiram candidatos automaticamente de grupos negligenciados.