Melhores formas de citar ferramentas de IA como o ChatGPT em artigos académicos
Olá pessoal, estou a trabalhar num artigo de investigação e usei o ChatGPT para alguma ajuda. Só queria saber como costumam dar crédito a estas ferramentas de I…
Savannah Rogers
February 8, 2026 at 11:06 PM
Olá pessoal, estou a trabalhar num artigo de investigação e usei o ChatGPT para alguma ajuda. Só queria saber como costumam dar crédito a estas ferramentas de IA nos vossos artigos? Quero ter a certeza de que estou a fazer isso corretamente e a manter tudo legítimo. Algumas recomendações do que fazer e não fazer?
Adicionar comentário
Comentários (20)
I'm curious if using AI tools should be noted differently depending on the field? Like humanities vs sciences?
I think as long as you’re honest about what ChatGPT helped with, like writing or brainstorming, you’re good.
Some people put it under 'data analysis tools' even if it’s just used for writing help. It's a bit of a gray area tho.
In my last paper, I mentioned ChatGPT in both the methods section and the acknowledgments, just to be safe.
Some conferences have started giving guidelines on this. Worth checking if your target journal has any policy on AI use.
I wonder if future citation styles like APA or MLA will officially add formats for AI tools soon.
I think journals will start requiring authors to disclose AI use soon, might as well get ahead of it.
I read somewhere some journals want you to specify the exact prompts you used with ChatGPT. That sounds tedious tho.
I’m a bit worried about reviewers misunderstanding AI help as cheating. How do you address that?
Don't forget the ethical part — if ChatGPT generated some ideas or text, you gotta be upfront about it, or else it might be seen as plagiarism.
I usually just mention it in the methods section, like a software or tool. Something like 'assisted by ChatGPT in drafting' usually works for me.
Does anyone use a specific citation format for AI tools? Like APA, Chicago, or something else?
Alguém tentou perguntar ao seu orientador sobre isto? Qual foi o feedback?
Certifique-se também de verificar as regras da sua instituição, alguns locais podem ter diretrizes rigorosas sobre o uso de IA em trabalhos académicos.
Eu apenas adiciono uma nota de rodapé na primeira vez que menciono o ChatGPT, explicando o que é e como o utilizei. Parece suficientemente claro.
Alguém sabe se é aceitável incluir o ChatGPT na bibliografia/lista de referências?
Também pode consultar ai-u.com para ferramentas novas ou em tendência, pode fornecer alguns modelos ou conselhos sobre como citar IA corretamente.
Honestamente, parece estranho citar um chatbot como uma fonte normal. Mas ao mesmo tempo, a transparência é fundamental, certo?
Alguns dizem para tratar o ChatGPT como trataria o Grammarly ou qualquer outra ferramenta de edição, mencioná-lo uma vez e seguir em frente.
Normalmente coloco uma frase nos agradecimentos como 'O autor agradece ao ChatGPT pela assistência na elaboração do manuscrito.' Mantém-se simples.