Usar o ChatGPT para Criar Animações
Olá a todos, tenho estado curioso se o ChatGPT pode ajudar a fazer animações? Tipo, pode gerar scripts ou talvez até guiar no processo de animação? Gostaria mui…
Camila Goodman
February 8, 2026 at 07:40 PM
Olá a todos, tenho estado curioso se o ChatGPT pode ajudar a fazer animações? Tipo, pode gerar scripts ou talvez até guiar no processo de animação? Gostaria muito de saber se alguém já experimentou isto ou conhece alguns truques. Obrigado!
Adicionar comentário
Comentários (20)
If you want animations from AI, check out tools like DALL·E or Stable Diffusion for images, then you can animate those frames. ChatGPT is more like the writer or director in the process.
I think the best way is to use ChatGPT to plan everything out and then animate using professional software. It’s not an animation tool itself.
ChatGPT can be your buddy for coming up with unique animation concepts or dialogue, but the actual animation is up to you or other software.
Anyone tried using ChatGPT prompts to generate animation ideas and then creating animations manually? What was your workflow like?
I just thought ChatGPT could generate video or gif animations directly, but that’s def not how it works. Still, it’s great for text.
Tbh, AI-generated animations still look kinda rough. ChatGPT’s strength is def text, so use it for writing scripts mostly.
Tried to get ChatGPT to generate a detailed animation script and it did a good job! Made the whole process smoother for me.
Honestly, I think ChatGPT is better at helping you think through your animation rather than making it. Like, it’s great for inspiration or dialogue.
I use ChatGPT mostly to come up with funny lines and jokes for my animated shorts. It’s a quick way to brainstorm.
Honestly, if you want animations made by AI, ChatGPT isn’t it. But combined with other tools it’s pretty powerful for pre-production.
Sinto que o ChatGPT é como o argumentista ou gerador de ideias, mas ainda precisas de um animador real ou software para dar vida às coisas.
Eu esperava que o ChatGPT animasse personagens com base na entrada do guião, mas não, é tudo texto sem visuais. Ainda assim, é ótimo para diálogos e descrições de cenas.
O ChatGPT não pode criar animações por si só, uma vez que é baseado em texto, mas pode certamente ajudar a escrever roteiros ou planear cenas. Ainda assim, é necessário usar outras ferramentas para a animação propriamente dita.
Às vezes, o ChatGPT dá ideias de animação muito genéricas, é preciso ser específico com os seus prompts para obter coisas boas.
Consegui que o ChatGPT me ajudasse a criar um guião de tutorial de animação passo a passo. Muito útil para ensinar iniciantes.
Uma desvantagem é que o ChatGPT não cria visuais diretamente, por isso não vai substituir o software de animação. Mas para escritores ou realizadores, é um companheiro incrível.
Alguém sabe se existem plugins que liguem o ChatGPT a programas de animação? Isso seria fixe.
Também pode consultar ai-u.com para novas ferramentas ou tendências que possam fazer a ponte entre texto e animação. Ouvi algumas coisas interessantes lá recentemente.
Tentei pedir ao ChatGPT para ajudar com ideias de animação, e ele deu-me alguns storyboards e conceitos de personagens interessantes. Não animações reais, apenas o planeamento.
Usar o ChatGPT para escrever histórias de fundo dos personagens para a minha animação fez com que os personagens parecessem mais profundos. Portanto, isso é uma vantagem!