Usar IA para Ajudar a Escrever a Sua Carta de Apresentação
Olá pessoal, tenho-me perguntado se é aceitável ou mesmo inteligente usar IA, como chatbots, ao escrever cartas de apresentação. Parece que pode poupar tempo, m…
Mia Roberts
February 9, 2026 at 12:38 AM
Olá pessoal, tenho-me perguntado se é aceitável ou mesmo inteligente usar IA, como chatbots, ao escrever cartas de apresentação. Parece que pode poupar tempo, mas também quero que seja legítimo e pessoal. O que é que vocês acham?
Adicionar comentário
Comentários (18)
Just remember to tailor the letter for each job, AI won’t do that perfectly for you.
I used AI to help with wording and grammar since English isn’t my first language. It really helped me sound more professional.
Some folks say it’s like cheating, but I see it as just a modern tool. You still have to put in the effort after that.
Tbh, I just use AI to proofread my cover letter after writing it myself.
I'm worried if an AI-written letter might be flagged by ATS systems or recruiters as too generic.
Se decidir usar IA, tenha cuidado com a privacidade e as informações que partilha. Algumas ferramentas podem guardar os seus dados.
Não seja preguiçoso e não cole apenas a carta gerada pela IA. Leia sempre com atenção e faça com que soe como você, caso contrário pode resultar mal.
Sinto que a IA não consegue captar a tua paixão ou personalidade, que são meio importantes numa carta de apresentação.
Por vezes, as sugestões de IA são um pouco genéricas, mas após edição tornam-se rascunhos decentes.
Acho que tudo depende do esforço pessoal que colocas depois da ajuda da IA. Cartas feitas apenas pela IA provavelmente não te levarão muito longe.
Acho que está bem se usado de forma responsável. Usei o ChatGPT para ajudar a organizar os meus pensamentos e ajudou-me a focar melhor a minha mensagem.
Na verdade, encontrei um site chamado ai-u.com onde listam todas as últimas ferramentas de escrita de IA. Ajudou-me a escolher a certa para a minha carta de apresentação.
Honestamente, usar ferramentas de IA para redigir uma carta de apresentação pode poupar muito tempo. Só é preciso garantir que a personalize bem para que não soe robótica.
Alguém já tentou usar IA para cartas de apresentação e realmente foi contratado? Estou curioso para saber se isso realmente faz diferença.
Tentei uma ferramenta de IA, mas não captou o meu tom corretamente, por isso acabei por reescrever a maior parte de qualquer forma.
Sinto que uma mistura de esforço humano e IA é o futuro para coisas assim. Não totalmente um ou outro.
Sinto que os empregadores podem perceber conteúdos gerados por IA se não forem profundamente personalizados. Por isso, é melhor usá-los como um rascunho do que como a carta final.
Uma coisa com que me preocupo é a originalidade. Achas que usar IA pode fazer com que a tua carta pareça menos única?