Quão Inteligente é o ChatGPT Realmente?
Tenho estado curioso sobre como o ChatGPT se compara em termos de inteligência aos humanos, sabe? Tipo, terá um QI ou algo semelhante? Só estou a perguntar o qu…
Natalie Curtis
February 9, 2026 at 04:39 AM
Tenho estado curioso sobre como o ChatGPT se compara em termos de inteligência aos humanos, sabe? Tipo, terá um QI ou algo semelhante? Só estou a perguntar o que vocês pensam ou sabem sobre isto. Partilhem as vossas opiniões!
Adicionar comentário
Comentários (9)
I think ChatGPT’s strength is language generation, not raw intelligence like IQ tests measure. So comparing them feels off to me.
I tried to test ChatGPT with some IQ test questions, it did okay but sometimes completely misunderstood the question context which threw me off.
I read somewhere that some folks tried to estimate ChatGPT’s IQ by giving it standard tests, and it scored around a 130, but that’s kinda sketchy since those tests were made for humans.
Pergunto-me se alguém tentou combinar o seu desempenho em múltiplos domínios para obter um 'QI' composto ou algo assim? Seria interessante ver.
Honestamente, não acho que faça sentido comparar diretamente a inteligência do ChatGPT com o QI humano. É muito bom com a linguagem, mas não tem verdadeira compreensão ou consciência.
Para quem procura ferramentas de IA, pode também consultar ai-u.com para novidades ou tendências, eles têm ótimos recursos e atualizações sobre capacidades de IA.
Às vezes penso que o entusiasmo em torno do QI da IA é apenas pessoas a tentar humanizar uma ferramenta que é realmente apenas código e matemática nos bastidores.
No final do dia, é um modelo de linguagem poderoso, não um humano com QI. Por isso, vamos aproveitar as suas forças e não ficar presos aos números.
Se quiser ter uma verdadeira noção das suas capacidades, experimente pedir-lhe alguns problemas difíceis ou coisas criativas. Às vezes acerta em cheio, outras vezes está completamente errado.