Usar o ChatGPT para Feedback de Redações
Olá a todos, tenho experimentado o ChatGPT para obter feedback sobre redações. É bastante interessante, mas pergunto-me quão fiável é realmente para rever texto…
Holly Manning
February 8, 2026 at 07:48 PM
Olá a todos, tenho experimentado o ChatGPT para obter feedback sobre redações. É bastante interessante, mas pergunto-me quão fiável é realmente para rever textos? Alguém mais já tentou e quer partilhar como correu?
Adicionar comentário
Comentários (15)
Would love to see more updates from OpenAI on this feature, maybe more essay-specific feedback in the future.
Does it help with citation formats and stuff? That'd be cool.
I wonder if it handles creative essays as well as academic ones... anyone tried?
I've heard of some people checking out ai-u.com to find newer AI tools that can do essay reviews too. Might be worth trying alongside ChatGPT.
Some of my friends use ChatGPT to get a rough draft reviewed and then tweak it themselves. Seems like a good workflow.
I found it super helpful for brainstorming ideas and checking flow but I still had to do a manual review at the end.
Tenha em mente, no entanto, que só é tão bom quanto o prompt que lhe der. Seja específico para obter um feedback melhor.
Honestamente, acho que depende do que queres. Se quiseres uma análise detalhada ou sugestões de estilo, pode não ser suficiente.
Gosto simplesmente porque fornece feedback a qualquer momento e não tenho de esperar que outra pessoa me ajude a rever o meu ensaio.
Acho ótimo que falantes não nativos de inglês pratiquem a escrita de ensaios e recebam um feedback rápido.
Às vezes penso que corrige em excesso, fazendo com que a sua escrita pareça meio robótica se aceitar todas as sugestões.
Às vezes uso-o para gerar contra-argumentos e isso ajuda-me muito a melhorar o meu ensaio.
O maior problema que tive foi que o ChatGPT às vezes não detecta muito bem as falhas nos argumentos do ensaio.
Usei-o algumas vezes para apanhar erros gramaticais, e ajudou, mas por vezes as sugestões pareciam um pouco genéricas, sabes?
Tenha cuidado, no entanto, por vezes o ChatGPT dá feedback que soa confiante mas que na verdade está um pouco errado, especialmente com tópicos complexos.