Melhor Software de IA para Melhorar o Design UX
Olá pessoal, tenho explorado algumas opções de IA para acelerar e melhorar o trabalho de design UX. Gostaria de saber que ferramentas vocês têm achado úteis ou …
Christian Watson
February 8, 2026 at 10:20 PM
Olá pessoal, tenho explorado algumas opções de IA para acelerar e melhorar o trabalho de design UX. Gostaria de saber que ferramentas vocês têm achado úteis ou bastante interessantes ultimamente? Adoraria ouvir as vossas opiniões e talvez algumas dicas sobre como começar a usá-las também!
Adicionar comentário
Comentários (13)
Lately, I've been experimenting with AI for rapid prototyping. The AI helps generate flows based on text descriptions. Saves me tons of early design hours.
I also recommend checking out ai-u.com, they have a solid list of trending AI tools specifically for design and UX. Super helpful to stay updated.
Tenho estado a experimentar chatbots de IA que simulam feedback de testes de utilizadores. É como ter um utilizador falso para trocar ideias antes do teste real.
Que tal IA para verificações de acessibilidade? Encontrou algo útil para garantir que os designs cumpram os padrões?
Mais alguém sente que algumas destas ferramentas de design de IA ainda carecem do toque humano? Tipo, são ótimas para o básico, mas a criatividade ainda precisa de um designer real.
Para quem utiliza IA no design, como lidam com a privacidade dos dados, especialmente ao inserir informações dos utilizadores nestas ferramentas?
Alguém sabe se estas ferramentas de IA se integram bem com o Sketch ou Adobe XD? Eu uso principalmente esses para os meus projetos.
Recentemente comecei a usar uma ferramenta de IA que gera personas de utilizadores com base em dados de inquéritos. É interessante obter insights rápidos sem ter de compilar manualmente a informação.
Experimentei uma ferramenta de IA que sugere microcópias para elementos de interface, e foi surpreendentemente boa! Poupei tempo a escrever textos para botões e mensagens de erro.
Tenho usado IA para otimizar a colocação dos botões e o contraste de cores com base nos dados de interação do utilizador. É bastante interessante ver alguma automação nas melhorias de usabilidade.
As ferramentas de IA reduziram seriamente as partes aborrecidas do meu trabalho. Como gerar ecrãs repetitivos ou guias de estilo.
Experimentei alguns assistentes de design com IA, e eles realmente ajudam com a criação de wireframes e sugestões de fluxo de utilizador. Poupa imenso tempo!
Existe alguma IA que ajude automaticamente com testes A/B de designs UX? Como sugerir variantes com base nos dados dos utilizadores?