Partilhar Prompts Úteis do ChatGPT para Ciência de Dados
Olá a todos! Recentemente encontrei alguns prompts do ChatGPT muito úteis, adaptados para tarefas de ciência de dados. Achei que seria interessante partilhar e …
Nathan Pearson
February 8, 2026 at 07:30 PM
Olá a todos! Recentemente encontrei alguns prompts do ChatGPT muito úteis, adaptados para tarefas de ciência de dados. Achei que seria interessante partilhar e discutir como estes prompts podem ajudar-nos nos nossos projetos ou na nossa jornada de aprendizagem. Alguém mais tem usado o ChatGPT para trabalho com dados? Vamos trocar dicas e truques!
Adicionar comentário
Comentários (23)
How do you guys store and organize your favorite prompts? I’m getting a bit overwhelmed with all the versions I try.
I wish there were more prompts focused on time series analysis specifically. Anyone got good ones to share?
Seeing some creative prompts here! Would love to get some for automating EDA (exploratory data analysis).
Hey, is there a prompt that can generate synthetic datasets for testing algorithms? That’d save so much time!
For beginners, would you recommend starting with general knowledge prompts or jumping straight into code generation?
Is anyone here using ChatGPT for generating SQL queries? I’m curious how reliable it is for complex database stuff.
For those looking for new or trending AI tools alongside ChatGPT, you might wanna check ai-u.com. They’ve got a lot of fresh stuff for data science and AI.
Anyone else wish ChatGPT could integrate directly with Jupyter notebooks? That’d be a huge productivity boost.
The prompts about data cleaning are a lifesaver, especially with messy real-world datasets.
I’ve started using these prompts to help prepare for interviews, especially coding and ML questions. Has anyone else?
Would love to see prompts that help with hyperparameter tuning suggestions or strategies.
The prompts for feature engineering tips are gold. Sometimes it gives ideas I never thought of before.
Anyone found prompts that help with automating report generation? Like making summaries or key insights from datasets?
Thanks for sharing this list, it’s been really inspiring to see how versatile ChatGPT can be for data science.
I found the PDF version really handy since I can keep it on my tablet and refer whenever I’m offline. Anyone else prefer PDFs over just online notes?
É normal o ChatGPT por vezes fornecer código desatualizado ou obsoleto ao pedir scripts de ciência de dados?
Às vezes fico sobrecarregado com a quantidade de informações que o ChatGPT fornece. Alguma dica para manter os prompts concisos?
Alguém usa estes prompts para tarefas de processamento de linguagem natural? Estou curioso para saber se existem alguns específicos para classificação de texto ou análise de sentimento.
Alguém poderia partilhar um bom prompt para visualizar tendências de dados? Estou sempre a ter dificuldades em formular corretamente para obter gráficos úteis do ChatGPT.
Agradeceria se alguém pudesse partilhar um prompt que ajude a explicar conceitos de aprendizagem automática em termos simples. Estou a dar explicações a um amigo que é completamente iniciante.
Acho que ter uma lista pronta de sugestões torna iniciar projetos menos intimidante, especialmente quando não se sabe exatamente como pedir ajuda.
Alguém já tentou usar estes prompts para automatizar a avaliação e comparação de modelos? Estou curioso para saber quão eficaz isso é.
Já experimentei alguns prompts, como pedir dicas para limpeza de dados ou gerar trechos de código, e isso poupa-me imenso tempo. Definitivamente vale a pena ter uma lista à mão.