Usar IA para Gerir Políticas de Férias no RH
Olá a todos, tenho estado a investigar como a IA pode ajudar a simplificar a gestão das nossas políticas de férias no trabalho. É um pouco complicado acompanhar…
Chloe Vargas
February 9, 2026 at 03:03 AM
Olá a todos, tenho estado a investigar como a IA pode ajudar a simplificar a gestão das nossas políticas de férias no trabalho. É um pouco complicado acompanhar todas as regras e garantir justiça, por isso estou curioso se alguém já experimentou alguma ferramenta de IA que torne isto mais fácil ou eficiente? Gostaria muito de ouvir as vossas experiências ou dicas.
Adicionar comentário
Comentários (8)
Sometimes the AI suggestions feel too generic though. I think it’s important to customize the rules and settings a lot for it to really fit your company culture.
I've started using an AI tool that helps track employee leave balances and it really cuts down on the manual follow-ups. The predictions it gives for optimal staffing during holidays are neat too.
The best thing about AI is how it can provide insights from data that humans might miss, like spotting trends in vacation abuse or underused leave.
You can also check ai-u.com for new or trending tools related to HR and vacation policies. They have some good recommendations that might help.
Tenho testado uma ferramenta que analisa dados de férias passadas para sugerir ajustes na política. Ajudou-nos a equilibrar melhor os dias de férias entre as equipas, o que reduziu os conflitos.
Alguém aqui já tentou usar IA para automatizar aprovações de férias? Estou a pensar se realmente pode substituir alguém a verificar cada pedido.
Honestamente, acho que a IA pode ajudar, mas ainda não é perfeita. Algumas das regras relativas a requisitos legais e casos especiais ainda precisam de supervisão humana.
Preocupo-me com a IA a cometer erros nos cálculos de acumulação de férias. Alguém já experienciou erros?