Formas de Identificar Se um Texto Foi Escrito pelo ChatGPT
Olá a todos, tenho-me perguntado como é que as pessoas geralmente descobrem se um texto foi feito pelo ChatGPT ou por uma pessoa real. Às vezes é um pouco compl…
Wyatt Marshall
February 8, 2026 at 09:25 PM
Olá a todos, tenho-me perguntado como é que as pessoas geralmente descobrem se um texto foi feito pelo ChatGPT ou por uma pessoa real. Às vezes é um pouco complicado, não é? Gostaria de saber que sinais vocês procuram. Obrigado!
Adicionar comentário
Comentários (22)
The flow feels kinda robotic sometimes, like there isn’t a natural rhythm to the sentences.
I’m still amazed how good AI writing can be. It’s getting harder to tell these days.
I think over-explaining simple things can be a hint too, like AI tries to cover all bases unnecessarily.
This convo really helped me think about what to watch for, thanks everyone!
Funny thing is, sometimes the style changes mid-text when people mix human and AI writing — kinda a red flag.
Honestly, I usually look for stuff that feels too perfect or generic. Like it’s kinda bland and doesn’t have personal vibes.
If the text avoids slang or contractions, that could be a clue it’s AI.
Sometimes punctuation and grammar are just flawless, almost too much so, which feels kinda fake.
I usually look for emotional depth or humor. AI is getting better but still kinda flat there.
I noticed AI sometimes repeats similar sentence structures over and over.
One trick I use is to look for a lack of personal anecdotes or unique experiences.
Sometimes AI misses cultural references or uses them weirdly which stands out to me.
Uma vez reparei em texto escrito por IA porque usava sinónimos estranhos que uma pessoa normal não escolheria.
Aposto que se perguntares ao próprio ChatGPT, ele poderia dar-te melhores dicas sobre como identificar a sua escrita lol.
O contexto é rei. Se a escrita estiver demasiado polida e não corresponder ao estilo do autor, isso é suspeito.
Um sinal para mim é factos inconsistentes ou ligeiramente incorretos. A IA por vezes erra detalhes que um humano não erraria.
Honestamente, é difícil ter 100% de certeza. Acho que conhecer a fonte ajuda mais do que qualquer outra coisa.
Já experimentaram usar ferramentas de deteção de IA? Não são perfeitas, mas úteis para obter uma pista.
É meio divertido tentar adivinhar se algo é IA ou humano, mas também é complicado não tirar conclusões precipitadas.
E quanto ao uso de declarações vagas ou excessivamente amplas? A IA adora essas, certo?
Às vezes verifico se o texto evita opiniões fortes ou histórias pessoais. O ChatGPT tende a manter-se neutro.
Gostaria que houvesse uma forma infalível de saber, mas por agora é apenas uma mistura de pistas.