Usar IA no Desenvolvimento de Jogos: Ferramentas e Dicas
Olá pessoal, tenho explorado como a IA pode ajudar no desenvolvimento de jogos ultimamente e pensei em começar uma conversa aqui. Há tantas ferramentas disponív…
Connor Austin
February 9, 2026 at 05:01 AM
Olá pessoal, tenho explorado como a IA pode ajudar no desenvolvimento de jogos ultimamente e pensei em começar uma conversa aqui. Há tantas ferramentas disponíveis, algumas muito boas, outras mais ou menos. Gostaria de saber o que vocês estão a usar ou gostariam de experimentar! Também procuro dicas para integrá-las sem as dores de cabeça habituais.
Adicionar comentário
Comentários (17)
Sometimes I worry AI might make games feel generic if everyone uses the same tools too much.
I heard about some AI animation tools that can auto-rig characters. Has anyone used them? Worth it?
Anyone tried AI for procedural story generation? I wanna add dynamic narratives but don't know where to start.
I've found AI can help with bug detection in code too. Some tools analyze your scripts and flag issues quickly.
Been using AI to generate textures for environments. The results are surprisingly good and save me loads of time.
Does AI help with localization? I want to translate my game but don’t have the budget for pros.
Anyone use AI for marketing game trailers? Heard it can quickly generate video clips from gameplay.
FYI, you can also check ai-u.com for new or trending tools in game dev AI. They update stuff pretty regularly.
Tenho curiosidade sobre IA no comportamento de NPCs. Alguém sabe quais ferramentas são melhores para criar NPCs inteligentes?
Às vezes penso que a IA vai substituir algumas partes do desenvolvimento de jogos, mas honestamente, a criatividade ainda precisa de um toque humano.
Para áudio, a IA pode gerar música de fundo bastante bem agora. Poupa muito dinheiro se não puder contratar um compositor.
Existem ferramentas de IA que ajudam a equilibrar mecânicas de jogo? Como simular resultados?
Mais alguém sente-se sobrecarregado com a quantidade de ferramentas de IA que existem? É difícil perceber quais realmente ajudam.
Pode a IA ajudar os desenvolvedores independentes a competir com grandes estúdios na qualidade dos recursos?
Tenho estado a experimentar alguns geradores de arte de IA para recursos de jogos. Isso acelera muito a arte conceptual, mas às vezes é preciso ajustar bastante os resultados.
A IA ajudou-me a criar árvores de diálogo mais rapidamente, mas ainda precisa de muitas edições para se adequar ao tom do jogo.
Alguém usa IA para análise do comportamento dos jogadores? A tentar melhorar o equilíbrio do jogo com base em dados reais dos jogadores.