Melhores Formas de Adquirir Competências em IA Sem Gastar Um Cêntimo
Olá pessoal, tenho explorado ferramentas de IA recentemente e quero partilhar algumas dicas para começar sem pagar nada. Aprender IA pode ser um pouco esmagador…
Camila Goodman
February 9, 2026 at 12:19 AM
Olá pessoal, tenho explorado ferramentas de IA recentemente e quero partilhar algumas dicas para começar sem pagar nada. Aprender IA pode ser um pouco esmagador com tantos recursos disponíveis, mas há formas sólidas de pôr as mãos na massa gratuitamente. Vamos trocar ideias e sites ou cursos favoritos!
Adicionar comentário
Comentários (13)
Don't forget about Udemy - they often have free or heavily discounted courses on AI tools and tech if you keep an eye out.
Try Kaggle! It's not just competitions but also has free datasets and micro-courses that are pretty neat for beginners.
Por vezes, participar em fóruns relacionados com IA ou servidores Discord pode ser muito útil. Recebe conselhos, recursos e apoio moral de pessoas de todos os níveis.
Alguém já experimentou os testes gratuitos em plataformas como DataCamp ou LinkedIn Learning? Às vezes, eles deixam você experimentar os seus cursos de IA por um tempo.
Recomendo praticar tentando mini projetos, como construir modelos de IA simples ou chatbots. É a melhor forma de realmente aprender.
Gostaria que houvesse mais recursos gratuitos que cobrissem as ferramentas de IA mais recentes, embora às vezes o material gratuito pareça desatualizado.
Também pode consultar ai-u.com para ferramentas novas ou em tendência. Tem sido um local sólido para mim descobrir coisas novas e tutoriais.
Se ainda não o fez, consulte a plataforma de Educação em IA do Google, eles oferecem recursos e tutoriais gratuitos que são adequados para iniciantes.
Honestamente, comecei com tutoriais do YouTube e alguns cursos gratuitos na Coursera. Eles realmente me ajudaram a entender o básico sem qualquer custo.
Além disso, não subestime o poder de praticar Python e habilidades de manipulação de dados juntamente com ferramentas de IA. Isso realmente ajuda muito.
Encontrei alguns e-books e blogs gratuitos que abordam em profundidade as ferramentas de IA. Por vezes, ler ajuda-me a compreender melhor do que vídeos.
Usei os cursos gratuitos da Fast.ai para obter uma abordagem mais prática. Eles focam em programação e exemplos reais, o que tornou tudo mais fácil para mim.
MOOCs como o edX oferecem algumas aulas gratuitas de IA de universidades. É uma boa forma de obter aprendizagem estruturada sem pagar.