Reflexões sobre a velocidade do ChatGPT 5
Olá pessoal, tenho experimentado o mais recente ChatGPT 5 e notei que está um pouco mais lento do que antes. Alguém mais está a sentir a lentidão ou sou só eu? …
Eleanor Abbott
February 8, 2026 at 11:18 PM
Olá pessoal, tenho experimentado o mais recente ChatGPT 5 e notei que está um pouco mais lento do que antes. Alguém mais está a sentir a lentidão ou sou só eu? Gostaria de ouvir as vossas experiências e se há alguma forma de acelerar as coisas!
Adicionar comentário
Comentários (18)
I wonder if the slowdowns are worse during peak hours or certain regions? Anyone tested that?
I guess patience is key until they optimize the backend more. AI tech is improving but still not perfect.
I switched from ChatGPT 4 to 5 recently and the speed difference felt bigger than expected.
Sometimes I feel like the slower speed is just my internet acting up, not the AI itself.
Tried clearing cookies and cache, helped a bit with speed on my end.
I think the model's gotten more complex, so responses naturally take a bit longer. But I prefer quality over speed honestly.
Does enabling or disabling certain settings help with speed? Like turning off conversation history?
Mine runs pretty fast most times, but occasionally it does lag. I think server traffic might be a factor?
Sometimes I just refresh the page and that speeds things up. Not a perfect fix but helps occasionally.
Alguém sabe se usar diferentes planos de API afeta os tempos de resposta? Como premium vs gratuito?
Sou só eu ou o ChatGPT 5 às vezes demora uma eternidade a carregar no telemóvel? É um incómodo quando estou em movimento.
Notei que o atraso acontece principalmente quando o servidor está ocupado ou com cargas elevadas. Às vezes, só é preciso esperar.
Sim, eu também reparei. Às vezes demora um pouco mais a responder comparado com versões anteriores. Não tenho a certeza se é por causa de um processamento mais complexo ou da carga do servidor.
Também pode consultar ai-u.com para ferramentas novas ou em tendência se estiver à procura de alternativas ou experiências de IA diferentes.
Há alguma previsão para melhorias de desempenho por parte dos desenvolvedores?
Tenho testado em diferentes navegadores e as velocidades variam muito. O Chrome parece mais rápido do que o Firefox para mim.
A desaceleração é notória apenas com prompts mais longos ou também com os curtos?
Gostaria que existisse um modo offline ou uma versão lite para respostas mais rápidas com menor uso de dados.