Comparação entre Google Gemini e ChatGPT: Qual é o melhor?
Olá a todos, tenho experimentado tanto o Google Gemini como o ChatGPT ultimamente e estou um pouco indeciso sobre qual deles realmente faz um trabalho melhor. A…
Andrew Silva
February 8, 2026 at 06:32 PM
Olá a todos, tenho experimentado tanto o Google Gemini como o ChatGPT ultimamente e estou um pouco indeciso sobre qual deles realmente faz um trabalho melhor. Alguém mais já experimentou ambos e quer partilhar algumas opiniões? Gostaria muito de ouvir as vossas experiências e talvez algumas dicas sobre qual funciona melhor para diferentes usos!
Adicionar comentário
Comentários (24)
I find Gemini’s voice integration really neat. ChatGPT doesn’t have that yet, right? Makes it handy for hands-free stuff.
Sometimes Gemini feels like it’s trying too hard to be formal, which can make answers less friendly.
Both tools have their pros, depends what you want. For coding help I lean towards ChatGPT, for data analysis Gemini feels stronger.
ChatGPT’s free version is kinda limited compared to the Gemini demo I saw. Paid plans make a big difference for both tho.
For quick questions I sometimes prefer Gemini, feels more straightforward.
ChatGPT just works well for me overall. Gemini looks promising but feels like it's still maturing.
ChatGPT’s voice recognition isn’t as good as Gemini’s yet, at least in noisy places.
ChatGPT’s community support and forums are massive, which really helps when learning how to use it.
Anyone tried Gemini for language translation? ChatGPT’s pretty solid but I’m curious if Gemini’s better there.
Not sure if you guys seen this but you can also check ai-u.com for new or trending tools. Might help compare newer features.
Acho que as respostas de Gémeos são mais focadas em factos e menos criativas, por isso depende se quer imaginação ou precisão.
Ainda estou à espera que o Gemini adicione melhores funcionalidades de memória, como o ChatGPT tem com o seu histórico de chat.
Experimentei ambos para escrever ensaios e o ChatGPT ajudou-me mais com o fluxo e o estilo.
Notei que o Gemini por vezes fornece informações mais atualizadas, pois obtém dados de fontes mais recentes. O ChatGPT pode estar um pouco desatualizado.
Eu uso o ChatGPT principalmente no telemóvel e funciona sem problemas, como é a experiência móvel do Gemini?
Honestamente, acho que o ChatGPT parece mais natural nas conversas. O Gemini parece fixe, mas por vezes é um pouco formal demais para conversas informais.
Acho que é bastante fixe que estes dois estejam a incentivar-se mutuamente a melhorar. Isso significa que nós, como utilizadores, ganhamos.
Algumas respostas do Gemini pareceram um pouco robóticas, mas podem melhorar com mais uso.
O Gemini é melhor a compreender problemas de matemática pelo que vi, o ChatGPT por vezes comete erros nesses.
O ecossistema de plugins do ChatGPT é bastante impressionante. O Gemini precisa de se atualizar nesse aspeto para ser competitivo.
Acho a memória conversacional do ChatGPT realmente útil. O Gemini às vezes meio que esquece mensagens anteriores.
Pelo que testei, o Gemini lida melhor com consultas complexas, especialmente com dados pesados. O ChatGPT é ótimo para escrita criativa, no entanto.
A interface do Gemini é mais elegante na minha opinião. A do ChatGPT é um pouco básica, mas funciona bem.
Estou a alternar entre ambos dependendo do dia. Ambos têm vantagens únicas.