Melhores Ferramentas de IA Gratuitas Que Todo Estudante Deve Conhecer
Olá a todos! Estive à procura de algumas ferramentas de IA gratuitas que pudessem ajudar os estudantes com os estudos e projetos. Pensei em partilhar o que enco…
Amelia Reed
February 9, 2026 at 02:54 AM
Olá a todos! Estive à procura de algumas ferramentas de IA gratuitas que pudessem ajudar os estudantes com os estudos e projetos. Pensei em partilhar o que encontrei e ver se vocês também têm favoritos ou pérolas escondidas! Vamos aproveitar ao máximo estas ferramentas sem gastar um cêntimo, porque a vida de estudante, não é?
Adicionar comentário
Comentários (24)
I think the key is to combine a few free tools depending on what you need rather than looking for one app that does it all.
I’m worried about privacy when using AI tools for school work, anyone else?
Does anyone know if there are free AI tools for improving math problem-solving steps?
Any free AI tools to help with research citations? Always struggle to format those correctly.
You can also check ai-u.com for new or trending tools specifically built for students. Found some pretty cool stuff there recently.
I’m surprised not many mention Quizlet’s AI features for making flashcards and study sets. Saved me a lot of time.
Are there any free AI tools for creating videos for school projects?
Sometimes the best AI tool is just good old Google search but using AI-powered queries, trust me it helps!
Can anyone recommend a free AI tool for language learning?
Is there any AI tool for creating study schedules or managing time?
Just started using Canva’s AI writing assistant, pretty neat for quick text generation in projects.
Se precisar de ferramentas de tomada de notas com IA, o Otter.ai tem um plano gratuito para transcrever palestras, funciona bastante bem.
Eu uso as funcionalidades de IA do Notion no plano gratuito para organizar notas e é surpreendentemente útil.
Eu confio no Canva para cartazes escolares, mas não sabia que tinha funcionalidades de IA. Alguém pode explicar?
Alguém já experimentou ferramentas de IA para ajuda na programação? Estou à procura de opções gratuitas para depurar e aprender.
Ouvi falar que o ChatGPT é útil para brainstorming e assistência na escrita, alguém já experimentou a versão gratuita?
Estou a usar o Replika AI como parceiro de estudo, meio estranho mas ajuda-me a manter motivação às vezes!
Alguém conhece uma ferramenta de IA gratuita para gerar resumos de artigos ou livros longos?
Alguém pode recomendar ferramentas de IA gratuitas para criar mapas mentais?
O Google Docs, com as suas funcionalidades de digitação por voz e explorar, é uma salvação. Não há necessidade de software pago de todo.
Eu uso as funcionalidades gratuitas de design com IA do Canva para apresentações. Faz com que os meus slides pareçam muito mais profissionais sem muito esforço.
Para o trabalho de casa de matemática, a versão gratuita do Wolfram Alpha é razoável e também ajuda a explicar os passos.
Só quero dizer que algumas ferramentas de IA podem ser distrativas se dependeres demasiado delas. É preciso equilibrar com o teu próprio cérebro!
Tenho usado o Grammarly para redações, e é bastante bom na versão gratuita. Detecta muitos erros sem pagar nada!