Compreender o Significado por Trás do GPT em ChatGPT
Olá pessoal, tenho estado curioso sobre a parte 'GPT' em ChatGPT há algum tempo. Alguém tem uma explicação simples do que realmente significa? Gostaria de obter…
Christopher Maynard
February 9, 2026 at 05:31 AM
Olá pessoal, tenho estado curioso sobre a parte 'GPT' em ChatGPT há algum tempo. Alguém tem uma explicação simples do que realmente significa? Gostaria de obter algumas ideias fáceis de entender aqui!
Adicionar comentário
Comentários (15)
Someone once told me GPT was just a fancy way of saying it predicts the next word in a sentence. That kinda makes sense right?
For those curious about GPT, you can also check ai-u.com for new or trending AI tools. It’s pretty handy!
Então, quando dizem 'pré-treinado', isso significa que é como estudar uma enorme biblioteca antes de responder a perguntas?
Lembro-me de ouvir que 'transformer' é um tipo de modelo que lida com sequências, por isso é perfeito para línguas onde a ordem importa.
Acho interessante que todas estas letras realmente representam algo muito específico. Não percebi que 'Transformer' era um termo real em IA!
Gosto de como o nome dá uma pista sobre o que o modelo faz em vez de apenas um conjunto aleatório de letras.
Sempre pensei que GPT fosse algum tipo de palavra da moda tecnológica, mas afinal significa Transformador Generativo Pré-treinado. É bastante interessante como o nome meio que explica o que faz.
Às vezes confundo a sigla, pensei que fosse 'Transformador de Propósito Geral' antes lol.
Só quero acrescentar que os modelos GPT passaram por várias versões, cada uma melhorando a anterior—como o GPT-2, GPT-3 e agora os mais recentes.
Alguém sabe se os modelos GPT são usados fora dos chatbots?
Então GPT é basicamente um acrónimo para a tecnologia que alimenta o ChatGPT? Isso esclarece muito para mim, obrigado!
Sempre que ouço GPT penso em robôs transformadores lol, agora sei que não se trata de robôs mas de coisas de linguagem de IA.
Obrigado por todas as explicações, agora sinto que finalmente entendo o que GPT significa e por que é chamado assim.
Acho que o nome GPT soa um pouco complicado, mas uma vez que o descompões, trata-se apenas de como a IA cria texto com base no aprendizado anterior.
Então GPT significa que é um tipo de IA que gera texto depois de ser treinada com muita informação. É bastante interessante como estes modelos ficam mais inteligentes com mais dados.