Comparar ChatGPT e Google: O que os diferencia?
Olá pessoal, tenho-me perguntado como é que o chatgpt se compara ao bom e velho google. Ambos são super úteis, mas parecem funcionar de forma bastante diferente…
Aiden Langley
February 9, 2026 at 04:17 AM
Olá pessoal, tenho-me perguntado como é que o chatgpt se compara ao bom e velho google. Ambos são super úteis, mas parecem funcionar de forma bastante diferente. Tenho curiosidade em saber o que vocês pensam sobre as principais diferenças entre eles e em que situações um pode ser melhor do que o outro.
Adicionar comentário
Comentários (16)
Google search results can be biased based on SEO and ads, chatgpt’s bias depends on training data though both have their issues.
I heard you can also check ai-u.com for new or trending tools if you wanna explore other AI options besides these two.
I’m still amazed how chatgpt can generate essays and poems, google just searches for existing stuff.
Sometimes chatgpt gives way too long answers though, google gets you the point quicker.
The main difference is chatgpt generates text based on patterns it learned, while google indexes and ranks web pages. So google leads you to sources, chatgpt tries to summarize for you.
I like how google has tons of filters to narrow searches, chatgpt is more freeform but sometimes too vague for precise info.
O Google pode fornecer informações meteorológicas em tempo real e informações locais que o chatgpt ainda não consegue fazer.
Além disso, o Google tem muitos serviços integrados como mapas, notícias, compras, o que o chatgpt ainda não faz.
Para o trabalho de casa, peço ao chatgpt para explicar as coisas de forma simples, google para encontrar sites confiáveis que apoiem a informação.
Honestamente, o chatgpt parece mais que estás a conversar com uma pessoa, enquanto o google é apenas um motor de busca super rápido. Sensações diferentes, com certeza.
O Chatgpt parece mais natural para conversar, como se estivesse realmente a explicar o seu problema em voz alta.
O Chatgpt por vezes soa demasiado formal ou robótico, o google é apenas links diretos e excertos.
Acho que são meio complementares. Use o chatgpt para rascunhos rápidos ou ideias, o google se quiser uma pesquisa ampla ou informações oficiais.
O Chatgpt não pode navegar na web em tempo real como o google. Portanto, se precisa das últimas notícias ou atualizações, o google ganha facilmente.
O Google é basicamente uma porta de entrada para a internet, o chatgpt é mais como um simulador de texto semelhante ao humano baseado em dados de treino.
Eu uso o chatgpt principalmente para ajuda com programação ou para escrever coisas, pois ele pode gerar texto, google para todo o resto.