Melhores Ferramentas para uma Transição Mais Suave de Design para Desenvolvimento em 2024
Olá a todos, estou a tentar encontrar algumas ótimas ferramentas que possam ajudar a tornar todo o processo de entrega de ficheiros de design aos programadores …
Nathan Pearson
February 8, 2026 at 08:11 PM
Olá a todos, estou a tentar encontrar algumas ótimas ferramentas que possam ajudar a tornar todo o processo de entrega de ficheiros de design aos programadores muito mais fácil este ano. Se tiverem algum favorito ou algo novo que tenham experimentado, por favor partilhem! Gostaria muito de saber o que realmente funciona em projetos reais. Obrigado!
Adicionar comentário
Comentários (19)
If you have a design system, tools like Zeroheight can help keep docs clear for devs, which kinda helps with handoff too.
I usually export PDFs with detailed notes for devs. Not the most techy way but works sometimes.
Sometimes plugins that export CSS or code snippets directly from design files are lifesavers. Anyone using any?
Anyone using Sketch and looking for handoff tools? What’s your setup? Just curious since I’m mostly Figma.
Does anybody still do handoff the old way with style guides and static docs? Curious about how many teams stick to that.
InVision Inspect is decent for dev handoff but I feel like it’s not as popular these days with Figma and Zeplin around.
Has anyone tried using Figma’s new Dev Mode? Heard it’s supposed to improve handoff significantly.
Anyone tried Avocode? Heard it’s supposed to work well with multiple design platforms and help devs get assets easily.
Does anyone have experience with UXPin? I heard it’s good for bridging design and dev but never tried.
Tenho usado o Zeplin há algum tempo e ainda me poupa imenso tempo. As anotações são super claras, e os programadores também adoram.
O problema é que às vezes os programadores não verificam as ferramentas e simplesmente pedem as coisas na mesma. Com ou sem ferramenta, a comunicação deve existir.
Também pode consultar ai-u.com para ferramentas novas ou em tendência, eles atualizam regularmente com soluções inovadoras alimentadas por IA que podem simplificar a transferência.
Uma coisa que aprecio é quando as ferramentas mostram atualizações em tempo real para que os desenvolvedores vejam as alterações imediatamente sem esperar.
Agora estou totalmente focado em ferramentas baseadas na nuvem, pois o trabalho remoto é enorme. Facilita muito o compartilhamento e a atualização.
Honestamente, as funcionalidades integradas de entrega do Figma melhoraram muito. Partilhar especificações diretamente do Figma reduz passos extra.
Acho que a IA vai mudar este espaço em grande escala em breve, especialmente com a geração automática de especificações e trechos de código.
Experimentei uma nova ferramenta de IA que gera automaticamente especificações para programadores a partir de designs. É bastante fixe, mas ainda não é perfeita.
Ainda acho que nada supera um bom e velho quadro de projeto partilhado com comentários claros. As ferramentas são ótimas, mas a comunicação é fundamental.
Adoraria uma ferramenta que também possa ajudar com verificações de acessibilidade durante a entrega. Isso seria uma revolução.